Maconha: Apologia ao Debate
Hoje o Tico Santa Cruz convocou uma movimentação para colocar #PlanetHemp nos Trending Topics, uma forma de protesto para tentar trazer de volta o grupo, ao mesmo tempo em que chama a sociedade para o debate sobre a questão das drogas recreativas.
A imagem de meu avatar demonstra meu apoio à campanha “não deslegalize”. A folha de parreira faz alusão ao vinho, bebida que desde a Aurora do Homem representa a máxima de Homer Simpson: “Álcool: Origem e solução de todos os problemas”. Claro, é uma esnobada no Tico, afinal a minha folha causa muito mais problemas sociais e de saúde do que a dele, mas a minha é legalizada.
Não vou transformar isso aqui em um grande palco de intermináveis discussões, até porque não acho que o brasileiro consiga discutir assuntos realmente polêmicos sem cair na histeria. O próprio Tico está sendo atacado e xingado por tentar promover o DEBATE.
É só isso que ele pede.
Eu gostaria MUITO que o Brasil ultrapassasse a infância e discutisse esses temas como países mais adultos. Aqui temos a figura da apologia ao consumo de drogas, que é uma coisa MUITO idiota. Se falar “vamos discutir” já é visto como apologia, qual a alternativa a não ser a ilegalidade?
Felizmente não é ilegal nos EUA, onde na Fox, um canal conservador republicano Seth MacFarlane, criador de Family Guy pode se expressar e discutir em um episódio de um desenho animado o que não conseguimos discutir nem nas Universidades (fora dos DCEs, claro). Veja o que acontece no episódio “420” de Family Guy, quando Brian decide militar pela legalização da maconha em Quahog.
Consegue imaginar isso no Brasil? Well, não precisa imaginar, as legendas estão em português, o episódio passou por aqui mais de uma vez e o vídeo está disponível no Mundo Fox.
Então só posso RIR dos histéricos atacando o Tico Santa Cruz como se ele fosse uma Pandora Maldita, enquanto suas TVs passam a mesma discussão levantada por ele, disfarçada de… desenho animado.
Otáriooooooooo vc! hahahaha
foda! \o/ #planetHemp
É como eu li num livro muito bom: "devemos moldar as mentes que querem ser moldadas, as que não querem estão destinadas ao vácuo".
Cardoso, eu sou contra a legalização da maconha no Brasil, mas completamente a favor de discutir o tema. Mas ontem, quando o @anderssauro tentou debater com ele pelo Twitter, ele simplesmente deixou o cara de lado.
E pelo que dá pra perceber na timeline dele - ou melhor, dava, porque ele protegeu - é que quando alguém não concorda com os ditos argumentos dele, ele xinga e já era.
Isso não é debater. Talvez seja por isso que ninguém que luta pela legalização da maconha seja ouvido.
Nosso debate democrático tem um um déficit mesmo de profundidade e maturidade. Pensa no nível das campanhas políticas: quantas dizem só o mesmo e quantas de fato trazem temas marginais (aqui no sentido de que ficam à margem) pro centro do debate. "Não dá tempo", "Os recursos são poucos", "As pessoas não prestam atenção". Há tantas desculpas, mas o fato é que o debate precisa começar em algum lugar, nem que seja aqui, na internet, com gente com um pouco mais de paciência e um pouco menos de histeria.
acho legal liberar a maconha. assim eu posso fumar e voce tambem.
com certeza a sociedade é uma merda, o país tá na merda com diz lula, e ninguém consegue conversar sobre um assunto sério como o da maconha
Sou meio descrente em relação ao quão evoluída é a sociedade brasileira para tais assuntos. Infelizmente acredito que ainda falta muito para que assuntos como esse sejam discutidos da forma como se deve, (e como eu gostaria de estar enganado) isso ainda vai demorar muito a acontecer.
Exatamente, Dou meu tapinha e assumo!
sou menor de idade (17) e faço o uso por lazer, e abaixo vou apresentar (no meu ponto de vista) o que acho do consumo da mesma.
Vamos começar por dinheiro, que é o que a nossa sociedade mais deseja.
Saio de casa, vou para uma balada, tomo 5 cervejas, cada por 3,00 Reais e e fico completamente bêbado, arrumei briga, voltei dirigindo e bati o carro... total da brincadeira: 15 reais de cerveja, mais o conserto do carro, ok? PORTANTO
No outro dia, antes de sair para a balada, Consumi maconha, fui para a balada...
chegando lá, dancei e cantei, fiquei na paz mesmo com uns engraçadinhos que me zoaram no banheiro, voltei dirgindo, concentrado, cheguei em casa, tomei um banho e estava, total: 50 centavos de maconha, retirado de um pacote de 5 reais
Falando de dinheiro, acho que a 'sobra' da maior quantidade dele nos alegra!
não descriminando o uso do alcool e fazendo dele o vilão da história, muito menos fazendo apologia sobre cannabis, mas acho que entre as histórias fictícias que eu contei logo a cima são no mínimo REALISTAS DE MAIS!
Não está na hora da sociedade QUERER enxergar a verdade?
espero que tenham me entendido.
ass: 'comentarista de 17 anos!
abraços, e que continue a luta pela legalização, afinal... ser livre não é crime!
Pq vcs nao vao procurar um serviço????
Se tiverem... vao procurar outro, pq se tao tendo tempo pra se preocupar com isso, puta merda hem???
Não compre, plante!
_\|/_
Já passou da hora disso ser debatido. Seja em escolas, faculdades, nas praças, almoços de familia. Se cada um não pode expressar seu ponto de vista nem nos meios em que vive, aonde ele poderá fazê-lo então? E quando a sociedade vai começar a aceitar mudanças?
eu já achei um grande passo quando outro dia a Globo fez aquela matéria no Fantástico sobre os poderes medicinais da maconha.
Debate é sempre bem vindo e também uma via bem perigosa pois sempre tem os idiotas de plantão (epa!) que, por falta de competência em defender suas idéias, partem logo pro xingamento.
Será que ninguém notou que a música vem do filme Mary Poppins? E vou me abster de comentar os trocadilhos com esse nome ok?
Não sou a favor da legalização da maconha no Brasil pq não temos estrutura física nem ensino suficiente para minimizar as consequências disso. Um ato desses resultaria numa série de mudanças que fogem totalmente da zona de conforto das pessoas.
Sou a favor do livre arbítrio. Mas antes de qualquer coisa é necessário que as pessoas tenham a capacidade de aceitar opiniões variadas. É esse o sentido de uma discussão, não é?
Enquanto o brasileiro agir como filho da puta moralista não dá pra perder tempo tentando discutir. Mas ao mesmo tempo a troca de idéias precisa ser encorajada.
Apóio a idéia, mesmo não sendo o usuário. Pq tenho consciência que atrás da campanha existem mais um monte de fatores que precisam ser discutidas... principalmente a Liberdade de Expressão. A grande sacada da campanha é essa, porra!
Parabéns Tico Santa Cruz! Parabéns Cardoso!
Acredito que este será apenas mais um "TABU" que com o tempo será quebrado, e a sociedade ainda não percebeu. O álcool já foi proibido, o tabaco já foi proibido.
Fica a pergunta no ar...
Devemos massificar a liberação?
Mas que seria muito bom ver o PLANET HEMP novamente, não tenham dúvidas.
Para reflexão:
A culpa é de quem, eles roubam no planalto e não pensam em ninguém
Manipulam as leis e vem com papo furado
Tudo que incomoda a eles, eles dizem está errado então quem é o marginal?
Crianças morrem por sua culpa e eu que vivo ilegal
Tenho que me esconder por uma coisa natural enquanto eles metem a mão na maior cara de pau
O mais engraçado de toda a discussão levantada é que pessoas que se dizem adultas é que estão atacando a questão "debate" que o @TicoStaCruz levantara no Twitter...
O mais engraçado é que em um país onde as "pessoas" que deveriam estar trabalhando contra a impunidade e o desrespeito à constituição que nos "protege", é quem estão fazendo-o, e ainda assim os que se dizem adultos, não fazem/falam/gritam/discutem nada sobre a vergonha que repudia o coração de poucos que conseguem questioná-los.
Vamos lá gente... todo mundo tem o direito de expressar-se ("expressão... deixa eu falar fd*... expressão"), manifestar-se e mais ainda de debater ideais e idéias.
Diga sim à liberdade de expressão, diga não à fome e a corrupção!!
Sou cidadão do Brasil e tenho orgulho de ser brasileiro, não por causa do nosso governo, mas por causa dos cidadãos que tem a coragem de levantar a bandeira.
Sou um pai de primeira viagem, minha filha tem 28 dias de vida e já penso muito sobre o dia em teremos de conversar sobre tais assuntos.
"Eu canto assim por que eu fumo maconha
Adivinhe quem tá de volta explorando a sua vergonha ???
Eu sou o melhor do microfone não dou mole pra ninguém
Porque o Planet Hemp ainda gosta da Mary Jane
Então por favor, não!
Me trate como um marginal
Se o papo for por aí
Já começamos mal
Quer me prender só porque eu fumo Canabis Sativa
Na cabeça ativa, na cabeça ativa
Na cabeça ativa e isso te incomoda?
Eu falo, penso, grito e isso pra você‚ é foda
Mente aguçada, mermão,
Eu sei que isso te espanta
Mas eu continuo queimando tudo
Até a última ponta"
(Trecho da música "Queimando Tudo" de #PlanetHemp)
Lyncon Zanuto
Cidadão do Brasil de Livre Expressão
Sinceramente, não vejo maturidade e muito menos interesse de fato em qq. seguimento da sociedade em discutir esse assunto,quando meu filho era adolescente e experimentou,em um grupo de 8 mães, apenas 1 delas e eu fomos sentar e conversar, as outras preferiram achar que os nossos tinha "desencaminhado" (sic) os delas... as pessoas ainda veem como marginal o moleque que deu o tapinha até mesmo quando é pelas simples curiosidade normal em qualquer adolescente. Eu não usei quando jovem, confesso que me assustei quando soube do meu filho, e não tenho conhecimento para saber se legalizar seria o ideal, mas acompanharia esse debate com certeza, desde que fosse feito por pessoas sérias e sem apologia, desde que fosse apenas com uma política de redução de danos. Excelente o texto. Não digo o mesmo de alguns comentários.
O problema é que tem muito maconheiro hipócrita que não se diz viciado e dependente químico, mas continua dando dinheiro pra traficante de morro na hora de comprar. Se ele tivesse consciência mesmo, não usaria enquanto fosse ilegal, e lutaria pela legalização, mas a verdade é que muita gente, inclusive quem usa, não está nem ai se é ilegal ou não, só quer conitinuar usando, enquanto abastece o crime.
Eu sou contra a legalização, mas acho que o debate é válido.
É isso aí, sigam sustentando o tráfico e depois reclamando da violência.
isso tudo é por que no fim do ano rola uma seca e a galera fica doida pra fumar e nunca acha...
legalize ou nao vou fumar da mesma forma...
Parabéns pelo post Cardoso e você tem toda a razão quando diz que o brasileiro não sabe debater sem cair na histeria. O Tico está certo em querer debater, mas infelizmente "ficamos falando com as paredes" e o debate se torna "sim" e "não". Duas torcidas. Que mania do brasileiro transformar tudo em futebol.
Abraços
Postar um comentário
Passaralho Twitteiro. Todos os direitos reservados.