A Grande Crise
Diversos alarmes soaram no BACEN, no Ministério da Fazenda, na FIESP e em outras instituições. A Bovespa neste momento está em alta de 8 pontos percentuais, a FIPE revisou várias estimativas de produção, alterando para cima as metas e projeções para Outubro/09.
Em várias empresas soaram alarmes falsos de greve, até os gerentes entenderem que os funcionários parados em volta da cafeteira não estavam protestando nada, apenas batiam papo por falta do que fazer, tendo cumprido suas tarefas relativas ao dia de hoje.
Uma reunião de emergência do Governo Federal tomou boa parte da tarde, após a qual Marcelo Baumbach apresentou aos jornalistas o quadro geral, onde ficou explicado o inesperado aquecimento da economia e produção industrial brasileiras:
"Em primeiro lugar queremos acalmar os setores envolvidos. O caso é pontual e não irá afetar a longo prazo o controle inflacionário. Não esperamos uma disparada nos preços. O único efeito projetado é um aumento de 4% no PIB. Tenham em mente que essas projeções são válidas apenas se novos casos não ocorreremˆ.
Apresentando um gráfico, Baumbach prosseguiu:

Como podem ver os números estavam normais para uma Quinta-Feira no Brasil: Produtividade em torno de 30%. Então o Twitter começou a apresentar instabilidade. Com isso os usuários ficaram mais e mais preocupados, o que causou uma queda acentuada de produtividade.
Nas redações -o exemplo que pegamos para estudar- a queda do Twitter foi acompanhada de uma queda na produção de matérias.
Por volta de 13:30 os usuários concluíram que o Twitter não iria mais voltar, o que deu a todos os jornalistas brasileiros o que precisavam: Pauta. Notem o pico de matérias.
Nos outros setores produtivos os resultados foram excepcionais. Estamos pensando inclusive em adotar uma espécie de Horário de Verão para o Twitter.
Daí em diante enquanto a produtividade brasileira como um todo subiu a níveis de Milagre Econômico a produção jornalística caía, tendo que apelar para velhas formas de conseguir notícias. Isso gerou diversos casos de atendimento médico. Katia Arima, uma das editoras da Info segurava um telefone de linha fixa e perguntava desesperada "algúem sabe usar isso?".
Após a negativa dos colegas de redação, a pobre profissional teve uma crise de choro e foi removida para o ambulatório da Editora Abril.
Na Globo não foi muito melhor a situação. Bruno Ferrari, jornalista da Época datilografava incessantemente em uma antiga Remington elétrica "ALL WORK AND NO PLAY MAKES JACK A DULL BOY - PLEASE RT".
No mundo dos blogs a situação foi dramática.
Privados de sua principal fonte de leitores, blogueiros rastejavam de volta para o Google, resgatando antigos textos sobre SEO, cauda longa e mandando flores para o Fábio Seixas dizendo "não falei por mal".
A situação ficou instável até o fechamento desta edição. A leve subida no gráfico não é motivo de esperança. A queda de produtividade é normal (afinal de contas é final da tarde) e o aumento de notícias publicadas apenas reflete o aproveitamento maciço da pauta "Twitter ainda fora do ar".
Mais detalhes a qualquer momento no decorrer do período...
E eu que estou de greve aproveitei pra sair do quarto e ver que ainda existe um tal de SOL brilhando no ceu.
Aqui já voltou! Pelo menos parece.
E eu adiantei várias coisas no momento sem twitter.
Misteriosamente, o primeiro sinal que tava voltando ao normal foi ver a atualização de postagem da pessoa menos relevante que sigo. Seria um sinal?
`Vc é mto chato..
Ninguém percebeu, mas saiu um post no blog oficial dos criadores do twitter dizendo que, a partir de hoje, o twitter tem direito a horário de almoço, é lei, é "irrevogável".
ahehahehahe, o bom foi que de fato as visitas voltaram a acontecerk nos blogs. Adotemos a nova Campanha: #foratwitter
Esqueceu de mencionar que, neste dia fatídico, algum cientista brasileiro, obrigado a abrir uma planilha de dados de verdade (e não aquele aplicativo de Twitter feito pra enganar orientador) fez a descoberta que trará o primeiro Nobel ao país.
Nem percebi que o twitter tava baleiando.
A @Twittess tava pedindo o antigo emprego de volta já...
"Nem percebi que o twitter tava baleiando."
JESUS! You're the chosen one!
Postar um comentário
Passaralho Twitteiro. Todos os direitos reservados.