Domingo, 9 de Agosto de 2009

Três anos de blog em uma dedada



se você reparar no gráfico acima verá a primeira semana de vida deste Blog. Criado para resistir a ataques pesados de visitantes em hordas causados por twitteiros cascudos (sem referências aos Rubinho) foi colocado a prova ainda em sua infância. Vejam na coluna de Quinta-Feria o efeito de um único RT do Marcelo Tas, sem imperativo ou mesmo pedido de clique.

Acompanhando as estatísticas (estão liberadas, divirta-se) vemos que um único Retweet rendeu 8900 visitantes únicos. Isso é acima da média de 99% dos blogs mundiais. Dá pra viver bem só com essa audiência.

Claro, quando o Tas foi mordido por um ovo radioativo e ganhou seus poderes ouviu o conselho de que grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Por isso ele não dilúi seu Poder de Mobilização soltando Links o dia inteiro.

É uma lição que a Twittess aplicaria, se já tivesse sido atropelada pelo Grande Rolo-Compressor da Experiência. Não basta ter muitos seguidores. É preciso ter gente pensante te seguindo. É preciso que essa gente considere sua indicação relevante.

UM seguidor cego clica e pronto. Mesmo que faça o RT, não adianta. Os poucos que o seguem o consideram irrelevante. Seguidores relevantes são aqueles que multiplicam. muitos de meus leitores com menos de 100 seguidores SEMPRE que retwittam algo meu, recebo re-re-tweet ou comentário, dos seguidores deles.

Analizando os números percebi que o poder de Mobilização espontânea do Tas fica um pouco abaixo de 10% de sua massa de leitores. Comparando com o meu, quando divulguei o Blog chego a números semelhantes. É algo a estudar com mais calma, mas o número me parece factível.

Um fenómeno interessante é que a audiência é muito volátil. O Twitter é uma espécie de Digg, onde hordas de visitantes vagam atrás de conteúdo mas não criam raízes. Para blogueiros é um dado importante: Twitter é ótimo para divulgação e tráfego instantâneo mas péssimo para construção de público.

A propagação no Twitter também é fascinante: viraleiros sem base matemática vendem-na como geométrica, o que é uma grande besteira.



A informação no Twitter é fractal. A medida que se afasta da origem vai enfraquecendo, mas continua sendo repassada. As vezes temos que usar métodos complexos para separá-la do ruído mas lá estará.

Em uma PG todo o planeta replicaria a informação em alguns minutos. Não funciona assim. Não somos agentes passivos. Decidimos pelo mérito de uma informação antes de replicá-la.

Informação será absorvida e passada adiante de acordo com as prioridades, gostos e conceitos de quem a recebe. Como sempre foi e sempre será. O Maior Guru da Sociedade da Informação não me fará retwittar uma exposição da Barbie. A Carol sim mas ela é minha amiga.

Twitter é a mídia social mais ágil que já foi criada mas não é panaceia universal. Amigo Marketeiro, você ainda tem que falar com seu público-alvo. O Twitter não compra CD do Ritchie (R$19,90 aproveitem). Quem compra são os fãs dele que acessam o Twitter.

Para o bem ou para o mal, isto aqui é uma ferramenta de comunicação entre pessoas (e alguns Scripts). Quer ser bem-sucedido aqui? Fale para as pessoas.

Do contrário você estará falando com o passarinho e como alguém que cresceu vendo Pica-pau posso garantir que não dá certo.

8 comentários:

Bruno Pola 10 de Agosto de 2009 09:54  

Tive o mesmo sentimento quando você retuitou o @bqeg que tinha me retuitado...
Tive mais RT´s do que tinha de updates na época! aeiuhauihaeiu

;D

Fernando 10 de Agosto de 2009 12:44  

Um RT da Fabiane Lima teve efeito proporcional sobre o meu blog.

Algo que tento observar é o tal do #followfriday. Se eu ganhei mais de 5 seguidores por causa disso foi muito.

Eduardo Andrade 10 de Agosto de 2009 15:30  

Então, para conseguir o seu RT, tudo que os organizadores da exposição da BArbie precisam fazer é aliciair a Carol, pra parecer que o tweet partiu dela?

crazyseawolf 10 de Agosto de 2009 20:04  

Espera aí, Cardoso no Blogger? E eu só descobri isso hoje?
Até agora, ainda não vi resultado nos rts que recebo. Também, sou um grãozinho de areia nesse universo. Mas um dia ainda chego a ser um problogger! :o)

ferramentasblog.com 11 de Agosto de 2009 11:32  

O Twitter é, de fato, uma grande rede para troca de informação e conteúdo, mas tirar algum resultado disso é mesmo muito complicado.

Também verifico uma certa falta de "qualidade" das visitas vindas dos cliques no Twitter. A Taxa de rejeição é mais alta.

Mas o que me deixa mesmo indignado é que a grande maioria está no Twitter apenas para absorver, sem a capacidade de somar e agregar valor ao que é compartilhado.
Acredito que isso seja uma fenômeno herdado da TV. Fomos viciados em absorver sem crítica e somo incapazes de digerir e produzir, compartilhar ou multiplicar conhecimentos.

Então, o que muitos chamam de "democratização da informação" nada mais é do que um depósito de informação que pouco produz resultados.

Mas essa é só uma opinião!

Marcos Lemos.

Pedro Zambarda 13 de Agosto de 2009 12:10  

O foda é se isso virar febre, Cardoso.

Twitter já está um eterno RT e muita pouca produção independente. Mas, claro, isso é tema pra outro post.

Parabéns pela repercussão ocasional!

nomadismocelular 13 de Agosto de 2009 21:46  

Cardoso. GOstei pracas da tua análise. Aliás, quando você retuita algo, o fenômeno Tas é bem semelhante. E por falar em criar público, você tem um bastante cativo no Meio Bit. Mérito seu, meu caro. Nada é à toa.
Bjs.
Mari-Jô Zilveti

tipuri 14 de Agosto de 2009 10:21  

Gostei da análise também! Mas discordo de um ponto seu: Trata-se de progressão geométrica sim, mas de valor "zero ponto alguma coisa", entende? Fractal é PG! Você que não percebeu a base matemática e comeu bola ... :)

Se o seu número de 10% estiver certo (e eu tendo a concordar), temos uma progressão geométrica constante de 0,1 (o que tende a zero, mas é PG!)

abraços! adorei relembrar minhas aulas com o professor arthur de matemática.

Postar um comentário

Passaralho Twitteiro. Todos os direitos reservados.

  © Design by Dicas Blogger.

SUBIR