Sexta-feira, 7 de Agosto de 2009

Não basta ser pequeno, tem que ser medíocre?

Hoje a Suco de Uva cometeu um erro clássico, caindo na armadilha de um sujeito medíocre típico troll de blog de tecnologia; ele escreveu um texto atacando probloggers em geral, o mimimi de sempre. Mal-escrito, cheio de erros mas com uma pérola sem-tamanho:

"problogger é aquele que vive de pagar de malandrão com suas
estatísticas e de aparecer em eventos quem ninguém dá importância e
tirar fotos com pessoas que todo mundo desconhece."


Eu cheguei a preparar mentalmente uma resposta, mas o PRIMEIRO comentário no próprio blog encerrou o caso:

"Se os problogger são tão insignficantes, quem escreve a eles é o que?"

Se merecemos um post no blog, com direito a citação nominal e tudo, não somos tão insignificantes assim. Ao menos o sujeito gastou um bom tempo pensando em nós. A casa agradece.

Avaliando precipitadamente, a Suquinho (olha a intimidade) twittou:


Eu gosto do @Cardoso. Mas queria que
tivesse mais espaço na internet pra mim também.




Quem disse que não há? Quem disse que todo blog nasceu grande?

A Internet é o meio de propagação mais democrático já criado (e olha que não gosto de usar esse termo). A facilidade de acesso ao New York Times é a mesma para blogs do Acre, que a rigor nem existe. (Acreanos sem senso de humor, protestem com ALT+F4)

O que não dá para exigir é que todo blog tenha a mesma visitação. Não dá, existem blogs bons e blogs ruins, blogs estabelecidos e blogs começando. Escrever exige dedicação. Não dá para postar uma vez por semana e querer um caminhão de visitantes e um ônibus de dinheiro, ou algo assim. Escrever é trabalho, seja em blog, seja em jornal.

Um bom exemplo é o Eden, do Um Passinho a Frente. Ele escreve furiosamente, já me prejudicou bastante, ao publicar posts idênticos a textos que eu faria no dia seguinte. Tem 250 leitores no feed. Começou do zero. Está crescendo.

O Marcel é outro. Começou depois do Eden, faz as piores piadas que já vi na vida, mas quando não tenta ser engraçado (sério, não tente) consegue um blog de tecnologia decente o suficiente para ter 450 leitores via RSS, e crescendo.

O Roberto é um blogueiro baiano que poderia seguir a linha preguiçosa "probloggers judiam de mim", mas não. Ele senta a bunda, escreve. Já veio chorar mágoas que tem poucos leitores. Eu entendo, começar é uma bosta mesmo. No RSS do Me Tire Deste Ócio, constam 85 assinantes apenas. Perguntei da curva de crescimento do blog, agora que ele focou realmente no trabalho. Vejam a resposta:



Eu não acho JUSTO daqui a um ano alguém chegar pra um cara desses e dizer que ele não dá espaço para os pequenos, que "paga de malandro com as estatísticas", etc.

Suquinho, existem vários motivos para um blog não ser grande. Pode ser um blog de nicho, pode ser pouco alimentado, pode ser um blog polêmico demais, ou mesmo pode apenas não querer crescer.

Todas essas opções são válidas. A ÚNICA opção que não é válida, é culpar outros blogs. O nome disso é mediocridade, e mediocridade não leva ninguém a lugar nenhum. Pelo que vi de seu blog, Marta, você não tem nada de medíocre. Continue assim, não ganhará nada mudando.

18 comentários:

Fernando 7 de Agosto de 2009 13:46  

O negócio é dar valor a cada pequena conquista. Como o Cardoso disse, ninguém nasce grande. Portanto, a cada comentário decente, a cada citação de um post, eu comemoro. Acho que dessa forma o inicio fica menos doloroso (UI!).

Marcel 7 de Agosto de 2009 13:48  

Pelo fato de ter sido citado e elogiado no post, prometo melhorar minhas piadas e diminuir a quantidade (mas não muito) ;)

Marta 7 de Agosto de 2009 14:00  

Primeiro de tudo: obrigada por não achar meu blog medíocre. Essa é a coisa que mais me preocupo, porque conteúdo inútil e repeteco a gente já tem via RSS, obrigada.

Mas vamo lá, explicando:

Sério, Cardoso, eu admiro pra caralho seu trabalho. Aquele post do Brüno foi foda e eu fiquei pensando que queria escrever bem assim. Admiro sua inteligência e senso de humor.

Mas convenhamos: é você na blogosfera e o Nerdcast na podosfera. Não retiro os méritos nem duvido da qualidade. Sei que ambos suaram muito pra chegar aqui, acompanho e admiro o trabalho de vocês. E eu também tenho meu trabalho, meus estudos e também gostaria de viver disso.

Mas agora entendi: a linha de crescimento vem com esforço e com o tempo, como nós mesmos.

Coisa que eu mais vejo é gente falando mal de tudo, invejando tudo, vendo só os pontos ruins. Trollzisse nunca me cansou TANTO. E esses dias eu ando pensando: será que vale a pena crescer?

Acho que estou focando errado. Vou fazer o que gosto e deixar as coisas fluirem. Se for bom, vai aparecer. Se não, pelo menos gostei do que fiz.

(Sobre a intimidade, querido, a gente conversa quando eu for tomar uma cerveja com você e postar no twitpic "Cervejando com o Cardoso. Agora eu sou famosa". HAHAHAHA)

Vincius 7 de Agosto de 2009 14:10  

A inveja anda de mãos dadas com a mediocridade. Infelizmente, qualquer um que se destaca em qualquer lugar será bombardeado pelos medíocres. Preferem reclamar do que trabalhar.

Fernando 7 de Agosto de 2009 14:12  

Ah se todos fossem minimamente parecidos com a Marta...

Veja o maluco do Estúdio dicas, por exemplo: Plágiou, os DONOS dos post o avisaram,e ele ignorou, na maior cara de pau. Hoje está floodando o email da Juliana Sardinha, como ela disse no twitter.

Até citação do BlogBlogs o cara ganhou...

Roberto 7 de Agosto de 2009 14:37  

Como dizem por aí, o inferno são os outros. Comecei um blog, mas fechei não porque ninguém lia, mas porque entendi que escrever requer dedicação, coisa que não dava pra fazer com o blog no momento. Ainda mais levando em conta que o dia tem só 24 horas. Se tivesse umas 36, aí quem sabe... =P

Ana Cristina Cattete Quevedo 7 de Agosto de 2009 14:41  

Eu sei que a concorrencia é acirrada, mas se todos ficarem se importando SÓ com isso, ninguém chega a lugar algum.

Será que é tão difícil fazer um trabalho de qualidade e esperar que o resultado diga por si se valeu a pena?

Isso é trabalho lento, de formiga.

Quem espera ter sucesso com piadas parcas e textos medíocres rebatendo afirmações de blogs de x, y e z, só afunda.
Mais cedo ou mais tarde.

Gosto muito do Cardoso e não gosto do Inagaki, e já ouvi tanto por causa disso kkkkk

Problema meu e de mais ninguém.

:)

Lucas Lira 7 de Agosto de 2009 16:44  

Salsinhas tb são insignificantes e tem várias pessoas escrevendo sobre elas, citando nicks, copiando textos, etc etc. O motivo? Pq é engraçado ver como tem gente que não se toca. O mesmo vale para os casos descritos no texto do Suco de Uva. Apesar dos erros de ortografia, o que está descrito ali me soa muito mais ridículo do que alguém perguntar como se coloca foto no twitter.

Abelardo 7 de Agosto de 2009 19:27  

Eu acho que esse lance de pessoas como o Cardoso não prejudica ninguém. Veja bem, o Cardoso deve ter entre umas 5000 e 10000 visitas diarias (não sei). O Brasil deve ter mais de um milhão de habitantes com acesso a internet, ou seja, sobra muitos acessos pra dividir com outros blogs ;-) (a maioria das pessoas só usam orkut, eu sei).

Eu tenho um blog que comecei com uns amigos meus faz umas duas semanas (o http://99assuntos.com), tenho poucos acessos nem por isso fico chorando. O maximo que ele já chegou a ter foi uns duzentos e poucos acessos (em um dia), mas a média é entre 1 e 20. Ninguém nasce grande, talvez daqui a um ano em consigo uma média de cem visitas diarias, ninguém sabe.

Juliana Sardinha 8 de Agosto de 2009 12:09  

Eu já recebi comentários do tipo "você precisa divulgar blogs pequenos" ou "você divulga sempre os mesmos blogs" e por aí vai.

Há 2 anos atrás o Dicas Blogger nascia e eu nem sabia o que era Blogosfera.Fui aprender com os "grandes". Dá certo. Simples assim.

Brill 8 de Agosto de 2009 13:09  

A visão que a Marta tem da blogsfera brasileira é Cardoso e Nerdcast? É melhor ela expandir os horizontes.

Marta 8 de Agosto de 2009 14:24  

@fernando: hahah obrigada pelo elogio!

@ana cristina: nem fala, no google reader é tooodo dia o pessoal enchendo o saco porque eu gosto do cardoso...

@Lucas uups, eu vi o texto pelo twitter, mas o texto não é meu.
Eu fiz um texto, mas acho que fui pra outro lado: http://blog.marta.preuss.nom.br/?p=903

o/

Manoel Leonam 8 de Agosto de 2009 16:02  

Essa é apenas uma opinião de alguém de fora da blogosfera, quer dizer, minha opinião. Eu me considero um leitor de blogs. Grandes blogs são blogs com muitos leitores e eu leio alguns grandes blogs, é claro!, mas não porque eles são grandes, na verdade nem percebia isso direito, mas porque me interessa o que os autores escrevem. simples assim. É o mesmo critério que vale pra qualquer outra assunto na vida.
Polêmicas são boas quando geram um debate com um mínimo de qualidade, dizer que blogueiros de sucesso se resumem a "pessoas que vão a eventos que ninguém se interessa e falam de pessoas que ninguém conhece" é uma puta ofensa aos todos os leitores. Espero que não seja esses os leitores que eles querem atrair para seus blogs, porque, sem dúvida, dizer que eu sou o tipo de cara que se deixa enganar por malandrões que escrevem idiotices (acho até que gostariam de uma medalha por estarem prestando esse serviço ao público) me transforma no que? Esse é o tipo de estratégia que não vai atrair muita gente. (E, afinal, porque alguém estaria perdendo tempo disputando um bando de leitores idiotas que não conseguem perceber que estão lendo um idiota).
São pessoas que mandam aqueles videos para participar do BBB, querem a parecer sem ter o que mostrar.
Resumindo, eu acho tudo isso de um desprezo enorme pelo leitor que é exatamente o que eles não têm.

desenvolvendosoftware.com.br 8 de Agosto de 2009 20:26  

Sim, todo início de um blog é problemático, não adianta ficar culpando os outros. Atualizar frequentemente, divulgar, ser educado, ser paciente, várias qualidades importantes. Muitos blogueiros de sucesso dão as dicas. Não posso querer 1000, 5000 visualizações de páginas agora por dia agora. Um blogueiro conhecido que começa um novo blog, não começa do zero, eu estou começando. Já tenho leitores, apenas segui os conselhos. O quanto o meu blog ainda vai crescer? Isso não sei. Vou continuar com o trabalho e aguardar os resultados.

Leila

crazyseawolf 10 de Agosto de 2009 20:10  

Fiquei dois anos amargando menos de 10 leitores no feed, e hoje ultrapassa os 100, e a tendência é crescer. O negócio é escrever sempre, ter conteúdo e dançar conforme a música. Ninguém vira estrela da noite para o dia.

autoclubedracena.com 13 de Agosto de 2009 13:06  

Muito bom, conheci o Cardoso, e seu blogs, a pouco tempo, mas a cada passada por eles, pricipalmente este, o admiro mais. Escreve bem e tem uma cabeça bem formada. Parabéns, creio que o Passaralho será um sucesso como seus outros blogs.

Eu realmente acredito que fazer o que se gosta, pricipalmente fazer bem o que se gosta é uma das chaves pro sucesso. Se ser probloggeer fosse posar de malandrão, copiar textos e meter a boca nos outros teria muita gente medíocre ganhando dinheiro.

Saiô 13 de Agosto de 2009 22:42  

Todos querem chegar a algum lugar, nem todos se divertem pelo caminho. Focar somente no resultado é o caminho da neurose. Ninguém fala do prazer de escrever por escrever, o simples prazer de ser o que é. Contrário disso é ter a felicidade da gente fica atrelada ao desejo alheio, é a treva...
Nem sempre, nós leitores, admiramos a escrita de quem lemos, às vezes, é a atitude que encanta.O Cardoso foi a primeira pessoa no twitter que me respondeu uma mensagem,além disso é quem melhor convive com feedbacks negativos - que puta auto-estima - a Juliana luta com unhas e dentes para defender seus territórios e sua produção intelectual (suor e dedicação)e, agora, gosto também da atitude da Suquinho que teve coragem de se expor, revelando seus sentimentos e ofertou-nos alguém verdadeiro(saudável). Quem tem convicção tem atitude e isso é admirável, na minha opinião, né?

Roberto Camara Jr. 17 de Agosto de 2009 10:28  

Valeu pelo elogio, mizifiu.
Só para constar, não são somente as visitas que estão aumentando no Blog.
Os assinantes de feeds também estão.
Há pouco mais de 5 dias (desde que comecei a usar um novo plugin incentivando os leitores a assinarem)passei da famosa "marca dos 100".
Nos encontramos nas madrugadas virtuais pelo msn.
Forte abraço

PS: Este post vai ter resposta, sabe disso, não?

Postar um comentário

Passaralho Twitteiro. Todos os direitos reservados.

  © Design by Dicas Blogger.

SUBIR